Data Analytics Data Engineering Data Science

Visualizar Dados do Snowflake no Metabase

metabase_snowflake

Fala galera do mundo dos dados! Seguimos para mãos uma etapa do projeto de análise de dados com Airbyte e Metabase. E nesta etapa é hora de visualizar dados do Snowflake no Metabase! Aqui vamos consumir dados do GA4 que estão armazenados em um banco do Snowflake.

Então, vamos a mais uma construção de um dashboard com o Metabase!

Configurar Snowflake no Metabase

Antes de mais nada, precisamos configurar o acesso ao banco de dados. No exemplo da imagem abaixo configuramos o acesso a um banco Snowflake.

Após a configuração, já podemos explorar os seus dados.

Explorar Dados do Snowflake no Metabase

Para explorar dados do Snowflake aqui no Metabase, é como se estivesse navegando no banco de dados, sempre da mesma forma independente da fonte de dados. Ao selecionar um banco, dentre as conexões de banco de dados configuradas, é exibido todas as tabelas conforme a imagem abaixo. 

Em seguida é só selecionar a tabela que deseja visualizar os dados. E então chegamos ao parquinho de diversões! Os dados são exibidos como o exemplo da imagem abaixo.

Dessa forma conseguimos fazer um discovery inicial nos dados! Conforme a navegação nas tabelas e exibição dos dados. E então podemos obter respostas para os problemas de negócio, construindo perguntas sobre esses dados, através da criação de perguntas no Metabase.

Criar Pergunta no Metabase

O Metabase é orientado a perguntas, auxiliando o usuário a trabalhar dessa forma. Sendo assim, para exemplificar, vamos fazer perguntas relacionadas ao tráfego no site do Dados ao Cubo com as informações do GA4.

Para começar, faremos a criação de alguns cards, que serão as principais métricas no dash. As perguntas estão relacionadas a usuários, sessões e páginas. Na imagem abaixo todos os cards salvos em uma coleção de nome GA4 no Metabase.

Na sequência todos os cards da imagem acima.

Podemos criar outras no Metabase relacionadas ao mesmo problema, mas com outro tipo de visual. Então, faremos uma transformação para acompanhar esses cards ao longo do tempo através de um gráfico de linhas.

Criar um Gráfico de Linhas no Metabase

Na imagem abaixo um exemplo do gráfico de linhas no Metabase. Onde temos uma acompanhamento do GA4 com informações relacionadas a usuários, sessões e páginas.

Dessa forma, podemos fazer uma análise comparativa dessas perguntas criadas, com a criação de um dashboard.

Criar Dashboard no Metabase

Para criar dashboards no metabase é bem simples. Aqui vamos organizar as perguntas criadas. Para o exemplo, montamos uma análise de dados do GA4, com métricas de usuários, sessões e páginas. Podemos ver esse exemplo no Dash GA4 na imagem abaixo.

Portanto, é hora de apresentar, acompanhar e evoluir as visualizações! 🚀🎲3️⃣.

E chegamos ao final do projeto de análise de dados com Airbyte e Metabase, onde percorremos um fluxo para levar os dados da origem até a visualização. Espero que o conteúdo seja útil para você, não esquece de compartilhar com a comunidade. Qualquer coisa estamos por aqui, um abraço.

Conteúdos ao Cubo

Se você curtiu o conteúdo, lá no Dados ao Cubo tem muito mais. Então, deixo algumas sugestões de conteúdos que você pode encontrar por lá, sempre falando sobre o mundo dos dados.

Finalizo com um convite para você ser Parceiro de Publicação Dados ao Cubo, escrever o próximo artigo e ter divulgação para toda a comunidade de dados no LinkedIn.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *