Python

Loops em Python

Loops em Python

Fala galera do mundo dos dados! Chegando mais um conteúdo da Iniciação em Python – Começando do ZERO. E o tema de hoje são os loops da linguagem Python. 

Os loops são uma outra forma de lógica da linguagem Python. São utilizados loops quando uma mesma instrução ou conjunto de instruções precisa ser repetida várias vezes seguidas. O laço de repetição, como também é conhecido, permite executar um bloco repetidas vezes, enquanto uma dada condição é atendida. Veremos os loops for e while e de quebra os comandos continue e break para otimizar o controle desses loops.

For no Python

O loop for percorre os itens de uma coleção e, para cada um deles, executa um bloco de instruções, ou seja permite percorrer sequências previamente conhecidas. Sendo assim, podemos usar essa interação com a coleção de várias formas possíveis. Não vai resolver todos os seus problemas, mas a criatividade e o tempo de espera da execução é o limite. Um exemplo clássico para clarear o entendimento.

Exemplo de Loop for no Python

# Criação de uma lista
animais = [ 'gato', 'rato', 'tatu', 'pato' ] 
# Loop for n vezes na lista animais
for n in animais: 
  # Imprime as n vezes do loop for
  print( n ) 

Na imagem abaixo vamos ter o resultado do código, onde foi impresso os 4 itens da lista animais, um por vez a cada iteração do loop através da variável n.

Prompt de comando com for

While no Python

Já loop while executa um bloco de instruções várias vezes enquanto uma condição é atendida, ou seja permite repetir instruções enquanto uma condição for verdadeira. Um código de exemplo para ficar fácil.

Exemplo de Loop while no Python

# Atribui valor 1 a variável count
count = 1 
# Loop while enquanto count menor que 6
while count < 6: 
  # Imprime enquanto count for menor que 6
  print( count, 'é menor que 6' ) 
  # Incremente 1 ao count em cada loop while
  count = count + 1 

O resultado do código na imagem abaixo mostra que enquanto o valor da variável count for menor que 6, o bloco de instruções vai ser executado, imprimindo o contador na mensagem e somando + 1 a cada iteração do loop até não satisfazer mais a condição.

Prompt de comando com while

Continue e Break no Python

Para ajudar e otimizar o controle dos loops temos os comando continue e break, que já trazem em seus nomes basicamente as suas funções. Para iniciar imediatamente a próxima volta do loop, use o comando continue e para encerrar imediatamente o loop, use o comando break, veremos os exemplos.

Exemplo de continue no Python

# Criação de uma lista
animais = [ 'gato', 'rato', 'tatu', 'pato' ] 
# Loop for n vezes na lista animais
for n in animais: 
  # Verifica a condição n igual a tatu
  if n == 'tatu': 
    # Passa para o próximo loop for nesse ponto
    continue 
  # Imprime as n vezes do loop for
  print( n ) 

Ao utilizar o continue dentro de uma condição if, no caso a palavra tatu, quando esse item é encontrado na lista ele passa para o próximo item sem executar as instruções após o continue, no nosso caso a impressão deste item, imprimindo apenas os outros animais da lista, como podemos ver na imagem abaixo.

Prompt de comando com continue

Exemplo de break no Python

# Atribui valor 0 a variável count
count = 1 
# Loop while enquanto count menor que 6
while count < 6: 
  # Verifica a condição n igual a 4
  if count == 4: 
    # Para a execução do loop while nesse ponto
    break 
  # Imprime enquanto for menor que 6
  print( count, 'é menor que 6' ) 
  # Incremente 1 ao contador em cada loop while
  count = count + 1 

Ao utilizar o break dentro de uma condição if, quando a mesma é atendida ele interrompe a execução do while naquele exato momento, imprimindo apenas 3 interações do while até encontrar a instrução break, como podemos ver na imagem abaixo.

Prompt de comando com break

E então, chegamos ao fim de mais um conteúdo da série Iniciação em Python – Começando do ZERO. Então subimos mais um degrau, espero que esses conteúdos te ajude a subi na escadinha da sua jornada e até a próxima! Abraços ao cubo.

Conteúdos ao Cubo

Por fim, deixo sugestões de outros conteúdos que você vai encontrar no Dados ao Cubo, sempre trazendo um pouco do mundo dos dados.

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar:

Comentários: