Data Analytics Data Engineering Data Science

Visualizar Dados do PostgreSQL no Metabase

metabase_postgresql

Fala galera do mundo dos dados! Seguimos para mais uma etapa do projeto de análise de dados com Airbyte e Metabase. E nesta etapa é hora de visualizar dados do PostgreSQL no Metabase! A criação do dashboard é uma das etapas mais importantes no projeto de dados, é hora de se comunicar com o público e transmitir a informação. Então, precisamos caprichar nas perguntas para resolver os problemas de negócios, e claro, sem esquecer de cuidar do visual.

O Metabase é uma ótima ferramenta para entregar visuais em grande estilo. Com uma pegada minimalista no visual, entrega bastante valor no self service analytics. Fácil de usar e bastante poderosa, esses são os cartões de visita dessa ferramenta de DataViz.

Então, vamos aos detalhes e configurações do Metabase!

Configurar PostgreSQL no Metabase

Antes de mais nada, precisamos configurar o acesso ao banco de dados. No exemplo da imagem abaixo configuramos o acesso a um banco PostgreSQL que contém informações sobre o GA.

Após a configuração, já podemos explorar os seus dados.

Explorar Dados do PostgreSQL no Metabase

A exploração de dados aqui no Metabase, é como se estivesse navegando no banco de dados. Na opção explorar dados, você vai visualizar as conexões de banco de dados configuradas. Ao selecionar um banco é exibido todas as tabelas como na imagem abaixo. 

Agora é só selecionar qual tabela deseja visualizar os dados. E então a diversão começa! Os dados são exibidos como o exemplo da imagem abaixo.

Dessa forma conseguimos de fato explorar os dados! Conforme a navegação nas tabelas e exibição dos dados. E assim chega a hora de começar a obter respostas para os problemas de negócio, construindo perguntas sobre os dados.

Criar uma Pergunta no Metabase

Fazer as perguntas certas é quase uma arte! Precisamos fazer perguntas que as respostas geram valor para o negócio. O Metabase ajuda o usuário a pensar dessa forma, pois ele é orientado a perguntas.

Sendo assim, aqui faremos perguntas relacionadas ao tráfego no site do Dados ao Cubo com as informações extraídas do GA.

Para começar, uma visão analítica com a quantidade de Users, Sessions e Pageviews agrupadas por Source e Medium. Dessa forma, podemos pensar em responder as perguntas “Qual a principal origem dos meus usuários?” ou “Qual o meio de visualizações de páginas mais efetivos? Pagos? Orgânicos”. Confere a visão da imagem abaixo que responde essa e outras perguntas.

A partir de uma pergunta podemos criar outras no Metabase. Caso as perguntas levantadas acima queiram ser acompanhadas ao longo do tempo, o que fazer?

Criar Gráficos de Linhas no Metabase

E então, faremos a transformação da tabela criada na pergunta acima em 3 visões distintas para acompanhar a evolução diária. Vamos criar gráficos de linhas no Metabase.

No primeiro gráfico de linha, respondemos a seguinte pergunta: Qual a evolução diária dos usuário por meio?

Já no segundo gráfico de linha, também por dia,respondemos a seguinte pergunta: Qual a evolução diária das sessões por meio?

E fechamos com o terceiro gráfico de linha, respondemos a seguinte pergunta: Qual a evolução diária das visualizações de páginas por meio?

Ao final, teremos cada pergunta criada acima salva separadamente e assim podemos fazer uma análise individual ou comparativa entre as questões.

Sendo assim, para uma análise comparativa dessas perguntas criadas, vamos colocar todas em um dashboard.

Criar Dashboard no Metabase

Para criar dashboards no metabase é bem simples. Acessamos o botão + Novo em seguida Painel. E então é só organizar as perguntas criadas aqui. Para o exemplo que estamos criando, montamos uma análise de dados do GA, com métricas de usuários,  sessões e visualização de páginas.

Sendo assim, para completar as perguntas que fizemos no tópico anterior, incluir alguns big numbers com as principais informações da análise. No Dash GA que está na imagem a seguir, podemos ver essa estruturação das informações da análise de dados do GA, com métricas de usuários,  sessões e visualização de páginas.

Portanto, o próximo passo é apresentar os dados a fim de gerar insights e resolver os problemas de negócios através do acompanhamento das métricas desenvolvidas. Um outro ponto importante é a evolução dos dashboards, a métrica que faz sentido hoje, talvez não faça amanhã, então, a análise não termina com o dash pronto, ela só está começando 🚀🎲3️⃣.

Por hoje é só! Nos encontramos na próxima! Espero que o conteúdo seja útil para você, não esquece de compartilhar com a comunidade. Qualquer coisa estamos por aqui, um abraço.

Conteúdos ao Cubo

Se você curtiu o conteúdo, lá no Dados ao Cubo tem muito mais. Então, deixo algumas sugestões de conteúdos que você pode encontrar por lá, sempre falando sobre o mundo dos dados.

Finalizo com um convite para você ser Parceiro de Publicação Dados ao Cubo, escrever o próximo artigo e ter divulgação para toda a comunidade de dados no LinkedIn.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *