Conteúdos de Dados SQL

SQL na Prática

sql_na_pratica

Fala galera do mundo dos dados aqui vai uma série de conteúdos de SQL na prática. A ideia dessa série de posts, é te levar do zero algum conhecimento em SQL. O Dados ao Cubo vai te levar desde criar um banco de dados gratuito na nuvem, até transformar suas consultas SQL para uma ferramenta de DataViz. 

Primeiramente, iremos detalhar o que você vai ver na sequência da série. A ideia é fazer uma introdução e te mostrar o ponto de partida até o ponto de chegada. dessa forma, você pode navegar em todos os posts ou escolher apenas o que você tiver dúvidas. sem mais delongas vamos ao nosso primeiro conteúdo de como criar um banco de dados gratuito na nuvem.

Criar um Banco de Dados PostgreSQL Gratuito com Render

Este é o conteúdo para você que nunca criou um banco de dados ou que tem o banco de dados instalado localmente e quer criar um banco na nuvem. Irei te apresentar a plataforma Render e um passo a passo para te guiar na criação de um banco de dados PostgreSQL gratuito na plataforma. Com o banco criado, pegamos as informações de conexão para configurar em uma ferramenta de administração de banco de dados. 

Conectar um Banco de Dados na Nuvem com DBeaver

Para a atividade de administração do banco, escolhemos o DBeaver, que é uma ferramenta open source. Aqui iremos te mostrar como configurar a ferramenta para acessar o banco de dados na nuvem. Com o banco de dados criado e conectado a uma ferramenta de administração vamos conseguir uma base de dados para brincar com ele.

Base de Dados do LinkedIn

Um banco de dados vazio, não presta para nada então vamos conseguir uma base de dados conhecida para praticar o SQL. Neste post, te ensino a baixar os seus dados do LinkedIn, que contém informações de conexão, comentários, contatos e muito mais. O LinkedIn irá disponibilizar os dados no formato csv, portanto será necessário importar os dados no PostgreSQL.

Importar CSV no PostgreSQL com o DBeaver

Não se preocupe, que tem um conteúdo para te mostrar um passo a passo de como importar os dados csv no PostgreSQL utilizando a ferramenta DBeaver. Depois de toda essa parte de instalação e configuração das ferramentas e base de dados um pouco de teoria para fundamentar a nossa prática SQL.

Linguagem SQL e os Bancos de Dados Relacionais

Chegou a hora, de entender um pouco da teoria dos bancos de dados relacionais e da linguagem SQL. Essa teoria é importante para que a prática faça sentido. Então, vamos ver o SQL na prática, começando com a estrutura de dados.

Manipular Estrutura de Dados com SQL

Aqui você vai aprender o começo de tudo! Como criar e manipular uma base de dados E como criar e manipular tabelas dentro das bases de dados. Você vai aprender os principais comandos SQL para criar, alterar e deletar bases de dados e tabelas. Com a estrutura de dados pronta podemos começar a inserir os dados e manipular os mesmos dentro do banco. 

Manipular Dados com SQL

Chegou a hora, de trabalhar com o CRUD (create, read, update e delete). Aqui você vai aprender comandos SQL para inserir dados nas tabelas, comandos para leitura de dados. E como alterar os dados no banco, seja para atualização ou deleção de registros. Após a estrutura de dados montada e os dados inseridos nas tabelas, iremos aprender como agrupar as tabelas. 

Agrupar Tabelas com SQL

Esse é o ponto, que deixa muita gente de cabelo em pé, é aqui que vamos entender e praticar os famosos Joins (left, right, inner e full). Dessa forma conseguimos juntar várias tabelas a partir de uma coluna em comum entre elas. De quebra iremos aprender também como realizar os comandos SQL de Union, intersect, e except. Com eles também conseguimos juntar várias tabelas mas de outras formas. Até aqui vimos o SQL na prática de uma forma bem introdutória e com exemplos bem didáticos. A partir do próximo post iremos utilizar a base de dados do LinkedIn. E então teremos de fato o SQL na prática aplicado nos problemas de negócio do dia a dia. 

Consultar Banco de Dados com SQL

Agora vamos brincar com os dados importados do LinkedIn aqui você vai aprender a fazer consultas SQL utilizando as funções Select, where, Group by, Order by e mais algumas coisas bem interessantes. É aqui que avançamos para as consultas que são utilizadas diariamente nas empresas que utilizam os dados para tomar as suas decisões. Dessa forma, como a base sólida da teoria e sabendo as funções básicas podemos avançar e conhecer algumas outras funções SQL. 

Banco de Dados com SQL

SQL é prática diariamente, o mais importante é conhecer as funções e saber como aplicá-las. Aqui você vai aprender mais algumas outras funções SQL, como With, o Having, algumas funções com data e assim vai elevando o seu conhecimento na principal linguagem de banco de dados. Seguimos para a missão final que é gerar insights para as áreas de negócio. Sendo assim, responderemos algumas perguntas de negócio com a linguagem SQL e faremos a transformação para algo visual. 

Transformar Consultas SQL em Visualização no Metabase

E então chega a hora de transformar o mundo de código de programação em gráficos para construção de um dashboard. Aqui vou mostrar como as consultas SQL podem ser transformadas em gráficos para construção de um dashboard e assim gerar insights para as áreas de negócio. Dessa forma concluímos essa introdução de SQL na prática.

SQL na Prática ao Cubo

Aqui fechamos esse primeiro post introdutório, que vai nortear o seu estudo de SQL na prática. A ideia é mostrar o caminho que vamos percorrer e assim te levar do zero algum conhecimento em SQL. Este é um conteúdo introdutório da linguagem SQL na prática que vai servir como base para continuar os seus estudos com essa linguagem tão poderosa e importante para o mundo dos dados. Cada tópico desta introdução terá um post detalhando tudo que foi descrito aqui. Um abraço e até a próxima, não esquece de compartilhar o conteúdo para aquele amigo que quer aprender a linguagem SQL na prática.

Conteúdos ao Cubo

Então, se você curtiu o conteúdo, aqui no Dados ao Cubo tem muito mais. Então, deixo algumas sugestões de conteúdos que você pode encontrar. Sempre falando sobre o mundo dos dados!

Para finalizar, se torne também Parceiro de Publicação Dados ao Cubo. Escreva o próximo artigo e compartilhe conhecimento para toda a comunidade de dados.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *