Fala galera do mundo dos dados, hoje é dia de entender como manipular a estrutura de dados com SQL. Aqui você vai aprender o começo de tudo! Como criar e manipular uma base de dados. E como criar e manipular tabelas dentro das bases de dados. Você vai aprender os principais comandos SQL para criar, alterar e deletar bases de dados e tabelas.
Então, seguimos na missão para criar a primeira estrutura, os databases ou simplesmente as bases de dados, vem com o Dados ao Cubo!
Criar Bases de Dados com SQL
A base de dados é a primeira estrutura que criamos. Imagine uma base de dados como um grande arquivo organizado, onde você pode armazenar e recuperar informações facilmente. A seguir confere como criar a sua própria base de dados com um comando simples em SQL.
CREATE DATABASE dadosaocubo
O comando CREATE é um comando de criação do SQL e com ele é possível criar coisas, e uma delas são as bases de dados. Uma vez criada, precisamos saber como alterar.
Alterar Bases de Dados com SQL
Mas e se precisarmos fazer alterações na nossa base de dados? Com SQL, é simples. Vamos aprender a realizar alterações, como renomear ou excluir uma base de dados. Para renomear uma base de dados utilizamos o comando SQL abaixo.
ALTER DATABASE dadosaocubo RENAME TO dadosao3
O comando ALTER é um comando de alteração do SQL e com ele é possível alterar coisas, e uma delas são as bases de dados. Seguimos para deletar!
Deletar Bases de Dados com SQL
Mas e se precisarmos apagar a nossa base de dados? Com SQL, é bem simples. Vamos aprender como excluir uma base de dados. Confere o comando SQL para esta opeação.
DROP DATABASE dadosao3
O comando DROP é um comando de deleção do SQL e com ele é possível deletar coisas, e uma delas são as bases de dados. Seguimos para a manipulação de tabelas!
Criar Tabelas com SQL
Depois da estrutura principal que já criamos, a base de dados, iremos organizar os nossos dados em tabelas dentro dessa base. Agora, imagine que a base de dados é um arquivo de gavetas e cada gaveta é uma tabela. Vamos explorar como criar essas “gavetas” para estruturar nossos dados. Aqui também iremos usar o comando de criação CREATE.
CREATE TABLE cliente ( id_cliente INTEGER, nm_cliente VARCHAR, email VARCHAR, uf VARCHAR )
Após executar o comando SQL, confere a tabela criada pelo DBeaver na imagem abaixo.
Com a tabela criada, podemos fazer algumas alterações.
Alterar Tabelas com SQL
E se precisarmos adicionar ou remover uma “gaveta” ou simplesmente alterar? SQL facilita isso também. Para essas alterações, lembramos do comando ALTER. Vejamos como alterar o nome das tabelas.
Alterar nome da Tabelas com SQL
Para alterar o nome de uma tabela, informar qual a tabela e o seu novo nome.
ALTER TABLE cliente RENAME TO clientes
Também podemos alterar o nome de colunas em uma tabela.
Alterar nome da coluna da Tabelas com SQL
Já para alterar o nome da coluna de uma tabela, informar qual a tabela e coluna e o seu novo nome para a coluna.
ALTER TABLE clientes RENAME COLUMN uf TO estado
Podemos também alterar os tipos de dados das colunas criadas, imirante lembrar que se a tabela já possuir dados é importante que todos os dados possam assumir o novo tipo.
Alterar tipo de dados de coluna da Tabelas com SQL
Agora iremos alterar o tipo de dados de colunas da Tabelas com SQL, confere essas duas colunas da imagem abaixo da tabela de clientes.
Faremos a alteração de inteiro para string da coluna id_cliente, e na coluna nm_cliente será limitado a quantidade de 200 caracteres para a string. Confere o script SQL para a alteração.
ALTER TABLE clientes ALTER COLUMN nm_cliente TYPE VARCHAR(200); ALTER TABLE clientes ALTER COLUMN id_cliente TYPE VARCHAR;
Agora observe novamente a tabela de clientes, e temos as 2 colunas com o tipo de dados alterados.
É possível também, incluir novas colunas em tabelas do banco de dados.
Adicionar coluna na Tabelas com SQL
Também fazemos uma alteração na tabela para adicionar uma nova coluna, utilizamos o comando ADD COLUMN informando o nome da nova coluna e o seu tipo de dados.
ALTER TABLE clientes ADD COLUMN telefone VARCHAR(20)
Já é possível visualizar a nova coluna de telefone incluída na tabela de clientes.
Se podemos incluir colunas, também é possível remover.
Remover coluna na Tabelas com SQL
Na hora de remover, lembramos do DROP e acrescentamos o COLUMN e assim conseguimos remover a coluna.
ALTER TABLE clientes DROP COLUMN telefone
Com o comando SQL acima removemos a coluna que acabamos de criar, e para finalizar é hora de deletar a tabela toda.
Deletar Tabelas com SQL
Finalizando a manipulação das estrutura de dados, iremos deletar uma tabela. Para isso utilizamos também o comando DROP mas informando que é uma tabela. Confere o SQL a seguir.
DROP TABLE clientes
Muito bom em? Tem mais! Aqui só brincamos com a estrutura dos dados.
Estrutura de Dados com SQL ao Cubo
E então chegamos ao fim! Aprendemos a manipular a estrutura de dados com SQL, com este passo a passo bem detalhado. Assim podemos avançar na série SQL na prática! Na sequência você vai aprender a manipular dados com SQL. Um abraço e até a próxima, não esquece de compartilhar o conteúdo para aquele amigo que quer aprender a linguagem SQL na prática.
Conteúdos ao Cubo
Então, se você curtiu o conteúdo, aqui no Dados ao Cubo tem muito mais. Então, deixo algumas sugestões de conteúdos que você pode encontrar. Sempre falando sobre o mundo dos dados!
- Bibliotecas Para Visualização de Dados em Python
- Visualização de Dados com Matplotlib Python
- Visualização de Dados com Seaborn Python
- Visualização de Dados com Plotly Python
- Visualização de Dados com Bokeh Python
- Visualização de Dados com Altair Python
- Visualizar Dados do Snowflake no Metabase
- Visualizar Dados do PostgreSQL no Metabase
Para finalizar, se torne também Parceiro de Publicação Dados ao Cubo. Escreva o próximo artigo e compartilhe conhecimento para toda a comunidade de dados.
Apaixonado por dados e tecnologia ❤️ , criando soluções com dados 📊 📈 , desde 2015, sempre buscando tornar os processos orientados! Com formação em Engenharia da Computação 💾 , MBA Gestão da Informação e Business Intelligence e Especialização em Data Science.
Também atuo como professor na área de dados. Nas horas vagas crio modelos de Machine Learning 🤖 com Python em desafios do Kaggle e escrevo no Dados ao Cubo sobre o mundo dos dados 🎲 !
Compartilhando conhecimentos sempre 🚀