Python

Linguagem de Programação Python do Zero

Fala galera do mundo dos dados! Quero trazer essa novidade para vocês! Na minha caminhada no mundo dos dados fiz um Ebook “Iniciação em Python – Começando do ZERO“, vou compartilhar com vocês em uma sequência de artigos divididos por assuntos, a cada semana um novo conteúdo para quem tá começando na linguagem de programação Python.

Dessa forma, faremos uma viagem na linguagem de programação Python, com o objetivo de tirar o usuário da inércia, levando ele do conhecimento ZERO ao estágio inicial de conhecimento da linguagem, ou você usuário que já tem um conhecimento básico na linguagem e quer aprender coisas novas com manipulação de dados.

Ainda assim, este não é um manual completo de tudo que a linguagem Python pode fazer, é apenas um pontapé inicial para abrir sua mente e te mostrar o potencial dessa ferramenta. Então, nesta introdução vamos conhecer o que é a linguagem, e os tópicos que serão os próximos artigos da “Iniciação em Python – Começando do ZERO”.

 O que é Python?

Antes de mais nada, Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, de script, imperativa, orientada a objetos, funcional, de tipagem dinâmica e forte. Lançado por Guido van Rossum em 1991. Atualmente possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation. Apesar de várias partes da linguagem possuírem padrões e especificações formais, a linguagem como um todo não é formalmente especificada. O padrão de fato é a implementação CPython.

O nome teve a sua origem no grupo humorístico britânico Monty Python, criador do programa Monty Pythons Flying Circus, embora muitas pessoas façam associação com o réptil do mesmo nome.

Conceitos Iniciais do Python

Primeiramente, uma viagem aos conceitos iniciais da linguagem. Veremos detalhadamente como é a execução e suas as formas possíveis, a indentação do código e alguns comandos iniciais como o de impressão (print) e input de dados (input). Dessa forma, podemos ir ao próximo nível.

Variáveis em Python

Um outro conceito muito importante da linguagem são as variáveis. Assim como em outras linguagens, o Python pode manipular variáveis básicas como strings (palavras ou cadeias de caracteres), inteiros, reais (float) e booleanas (true ou false). Veremos os detalhes de cada uma delas com exemplos, para seguir ao próximo passo.

Estruturas de Dados em Python

As variáveis formaram as nossas estruturas de dados, que são os meios utilizados para armazenar e recuperar informações. Em Python existem dois tipos de estruturas de dados, as sequências que são objetos ordenados e finitos (strings, listas e tuplas) e dicionários que são conjuntos de elementos de mapeamento indexados por chaves. Com esses conceitos fixados, podemos começar a pensar nas estruturas lógicas da linguagem.

Condicionais em Python

Hora de conhecer os operadores condicionais, que possuem uma ou mais condições que são verificadas e retornam o valor Verdadeiro ou Falso. Podendo haver condicionais simples, compostos e aninhados, veremos cada tipo de condicional nos detalhes.

Loops em Python

Os loops são uma outra forma de lógica da linguagem. São utilizados loops quando uma mesma instrução ou conjunto de instruções precisa ser repetida várias vezes seguidas. O laço de repetição, como também é conhecido, permite executar um bloco repetidas vezes, enquanto uma dada condição é atendida.

Funções em Python

Para finalizar as estruturas lógicas temos a função, uma sequência de comandos que executa alguma tarefa batizada com um nome. A sua principal finalidade é nos ajudar a organizar, padronizar, simplificar programas em pedaços que correspondam a como imaginamos uma solução do problema, para evitar que todos que utilizam a linguagem criem tudo do zero. Conheceremos algumas funções muito interessantes.

Trabalhar com Arquivo de Texto em Python

E para fechar a “Iniciação em Python – Começando do ZERO” aprenderemos também algumas operações com arquivos de texto, para que possamos manipular através do Python. Já temos algumas funções para facilitar o nosso trabalho, é o que veremos neste tópico.

Linguagem de Programação Python ao Cubo

Portanto, começar a estudar programação pelo Python pode ser um excelente caminho, principalmente que tem interesse na área de dados. A linguagem Python tem toda uma comunidade e ferramentas para quem está começando no mundo dos dados.

Então, essa é uma introdução linguagem de programação Python de cada artigo separados por temas, espero que possa contribuir de alguma forma na sua jornada! Um abraço e até a próxima.

Conteúdos ao Cubo

Por fim, deixo sugestões de outros conteúdos que você vai encontrar no Dados ao Cubo, sempre trazendo um pouco do mundo dos dados.

Finalizo com um convite para você ser Parceiro de Publicação Dados ao Cubo e escrever o próximo artigo, compartilhando conhecimento para toda a comunidade de dados. Não esqueça de assinar a nossa Newsletter para ficar por dentro de todas as novidades. 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *